Mês de setembro chegou e com ele várias campanhas para se envolver. confira:
Setembro Vermelho é pra lembra dos cuidados que você precisa ter com o coração, a ideia é conscientizar e falar dos tratamentos das doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo. De acordo com os profissionais de saúde, os principais fatores associados às doenças cardiovasculares são:
Estresse;
colesterol;
Drogas e álcool;
Diabetes;
Gordura abdominal;
Hipertensão;
Obesidade;
Tabagismo.
Para os médicos, as pessoas precisam ter hábitos saudáveis, o infarto, o ataque cardíaco e derrame pode ocorrer em qualquer idade. Para estar bem siga a recomendação do seu cardiologista.
Setembro Verde é campanha para lembrar da importância da inclusão social de uma pessoa com deficiência. O dia nacional de luta da pessoa com deficiência, 21 de setembro, foi instituído por movimentos em 1982. A cor não é por acaso, o verde é cor da esperança de dias melhores para quem sofre por ser excluído devido sua deficiência. A campanha teve início em 2015, foi instituída pela Federação das Apaes de São Paulo; FEAPAES-SP. No Brasil uma Emenda Constitucional em 2015, o congresso nacional aprovou a lei n° 13.146 que institui a lei brasileira de inclusão; LBI (estatuto de Pessoa com Deficiência). IBGE aponta que cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. No mercado de trabalho formal, a inclusão é pequena de apenas 1%.
Setembro Amarelo é campanha de prevenção contra o suicídio, a campanha ocorre desde de 2015 por meio de três entidades brasileiras
Centro de Valorização a vida (CVV);
Conselho Federal de Medicina (CFM);
Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
As ações vão ser em ambientes públicos e privados e ocorre durante todo mês de setembro. A campanha envolve toda a família é importante a participação de todos. Os profissionais alertam que não são pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental que tem tendencia suicida, existe outras causas.