SAÚDE EM DESTAQUE

AGOSTO LARANJA

se liga nessa

Agosto Laranja: Esclerose Múltipla

A campanha de cor laranja é dedicada à atenção para a esclerose múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil e que pode inclusive afetar a visão do paciente, conforme já abordamos aqui mesmo no blog do HOSC. Resumindo, um dos problemas causados pela EM é conhecido como a neurite óptica, considerada passageira e que tem como principais sintomas a perda do entendimento de algumas cores, a presença de visão embaçada, dor nos olhos e perda de parte da visão periférica (como se houvesse uma espécie de vinheta fotográfica ao redor das imagens). Mesmo comum, a neurite óptica pode reaparecer em diferentes momentos da vida de uma pessoa que sofre com a doença, e felizmente pode desaparecer no período de algumas semanas. Mas além disso, dentre os sintomas mais frequentes da esclerose múltipla estão: a presença de visão dupla ou turva (presentes também na neurite óptica), formigamentos espalhados pelo corpo, espasmos musculares, fraqueza, fadiga e até mesmo falta de equilíbrio para se locomover. O dia 30 de agosto foi instituído pela Lei nº 11.303, de 11 de maio de 2006 como Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM). Durante todo o mês de agosto, os centros de saúde do país promovem o “agosto laranja” com o objetivo de divulgar a doença e colaborar para o diagnóstico precoce, o tratamento apropriado e a melhora na qualidade de vida. A EM é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Sua maior incidência está entre pessoas na faixa etária entre 20 e 40 anos. A escolha do laranja se deu por se tratar de uma cor vibrante que representa a juventude.

Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Estudos indicam que pode haver relações entre genética, o ambiente em que a pessoa vive e até mesmo o vírus, como o da mononucleose e o do herpes. Dentre seus principais sintomas estão :

fadiga;

problemas de visão ; (diplopia,neurite óptica, embaçamento).

problemas motores; (perda de força ou função;perda de equilíbrio).

alterações sensoriais; (formigamentos,sensação de queimação).

A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.

Allan Produz

Portal Allan Produz atende público-alvo sobre emissoras de TV, webTV, assuntos de campanhas do mês , saúde do homem e muito mais dentro da nova coluna A Boa do Allan Produz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo